Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sexta-feira

Retrato podre e vergonhoso de um juiz dedicado às injustiças



 
Querida amiga Elza Fonseca



Permite que te diga respeitosamente que te admiro como uma das mulheres mais bem formadas na luta, exemplo de pessoa combativa, culta politicamente e forjada nas trilhas revolucionárias. Conversar contigo, como muitas vezes o fiz aí em Campo Grande-MS, é nutrirmo-nos de lições que reforçam a esperança na vida e na militância.


Sei Elza de tua rebeldia com as injustiças e discriminações.


Pois bem amiga, convido-te para mais um momento de raiva justa. Olha comigo para esta foto, ou como diria uma conhecida minha, para esse retrato podre aí acima. 


O que se vê nessa montagem do site Brasil 247, que juntou o prefeito do São Paulo com o estúpido Joaquim Barbosa de um lado e o presidente da FIESP com o mesmo grosseiro presidente do STF de outro?


Lamentavelmente vê-se a tentativa da direita de unir olho e água no mesmo recipiente. Não me refiro à foto, tirada em dois momentos com montagem posterior numa só, mas o que ela simboliza em termos da contradição política e atentado aos direitos sociais que vivemos no Brasil, hoje. 


Joaquim Barbosa de pé, sisudo e antipático, agarrado a uma cadeira, utilizando-se de sua suposta – ele adora essa palavra - dor na coluna para desrespeitar uma autoridade pública eleita pelo povo de São Paulo, que bate às portas do STF para reivindicar justiça. Abaixo, à direita, o mesmo Joaquim Barbosa sorridente conversa com o presidente da FIESP, a entidade mais conservadora e especulativa do País. Lembras que uma vez um dos mais balofos de seus presidentes, Mário Amato, para assustar os empresários e o País, disse que se Lula se elegesse presidente do Brasil a maioria dos empresários se mudaria para outros países?


Pois é, Joaquim Barbosa quando conversa com a gandaia da Globo, os Marinho, com Luciano Huck e a Angélica, com os neoliberais Aécio Neves,  Anastasia e outros ou com aquela gatinha bem nova que o acompanhou à Miami, sempre aparece nas fotos com largos sorrisos e sentado, sem dor nas costas. A mesma coisa agora com Paulo Skaf, o presidente da poderosa e burguesa FIESP.


Noutras palavras, ilustre amiga Elza, o olho e a água não se misturam. O negro e ex-pobre Joaquim Barbosa, que correu atrás deste emprego na justiça depois de saber que o presidente Lula almejava um negro no Supremo Tribunal Federal, trai os pobres e negros para fazer a aliança com os brancos e racistas, cujo projeto sempre foi imposto a ferro e a fogo aos negros e pobres deste País. 


Joaquim Barbosa não titubeou em buscar apoio de Frei Betto, antes membro do governo Lula e militante do PT para atingir o seu objetivo mesquinho e pessoal de apenas arranjar um emprego público bem remunerado e de prestígio, sabendo que pelo rodízio na corte necessariamente seria seu presidente. Também não vacilou em buscar apoio do próprio então ministro José Dirceu, que apreciou o currículo de seu futuro algoz, que o julgou e condenou sem provas, para satisfazer sua mesquinharia de ser iluminado oportunisticamente pelos holofotes da mídia dos opressores, ao lado de quem se sente confortável, sem dor, sorridente e feliz. 


Noutras palavras, vivemos novos caminhos do golpe da direita safada e antidemocrática. A direita usou de todos os meios para sufocar a democracia e assaltar o Estado brasileiro: sem caráter nacional, vendeu e roubou os bens públicos nacionais, abaixando todas as roubas para entregar o País prostitutivamente ao imperialismo. Não furtou-se em massacrar os direitos sociais através de golpe de Estado, matando, inclusive, um presidente e um ex presidente. Agora essa direita usa o judiciário para golpear os direitos sociais aos moldes do que a direita fez no Paraguai ao derrubar Fernando Lugo da presidência. 


Na foto acima, o retrato podre e vergonhoso, aparece a troca de papeis numa afronta política e histórica. O negro que deveria brigar pelos negros e pelos pobres, que fingidamente homenageou Nelson Mandela pelo senso de justiça daquele estadista de quem cujos pés jamais seria digno de lamber, trai os negros e pobres de São Paulo. Mais podre ainda: Joaquim usa o judiciário, que deveria defender a justiça, para impedir um mínimo de justiça tributária forçando os ricos, poderosos e concentradores de riquezas a pagar mais imposto no afã de compartilhar um pouco mais as riquezas na capital do mais rico Estado Brasileiro. Joaquim Barbosa chega à corte máxima da justiça brasileira sem votos, nomeado pelo presidente mais bem votado e popular do Brasil. Ocupa um vasto poder, agora usado para golpear e trair quem lhe deu um meio para servir e não para odiar e castigar sem justiça. 


É irônico e revoltante o que diz essa foto. Quem deveria defender nega a justiça. Fernando Haddad, um jovem que tenta o caminho eleitoral pela primeira vez, com uma  rica folha de contribuições dadas à educação nacional, em 2012, através de eleição sagrada, enfrentada numa batalha desigual com o maior poder econômico da América Latina e vence com a proposta de servir aos pobres. A essa promessa aferra-se comprometido. Luta por transporte mais qualificado e barato num ambiente de gigantesca corrupção por máfias internacionais. Luta por habitação para os pobres e trabalhadores numa cidade na qual os poderosos proprietários designam donos desde os inícios dos anos 1500. Isto é, Haddad abraça os negros e os pobres, origem de Joaquim Barbosa, que os trai e despreza. 


Esta foto é podre porque estrebucha uma política mal cheirosa, a dos poderosos defendidos por Joaquim Barbosa, no entanto derrotados pelo povo na capital e com vistas a ser enxotados em todo o Estado de São Paulo nas próximas eleições. Joaquim sem votos tenta derrotar agora o Fernando Haddad com votos, com os votos sagrados do povo. 


Fico com Fernando Haddad e desprezo o Joaquim Barbosa leitor da Veja dos burros e amigo dos apátridas Marinho. 


Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz.

Dom Orvandil: bispo cabano, farrapo e republicano, até a morte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato