Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sexta-feira

Para acontecer uma revolução brasileira precisa de unidade

Thomas de ToledoThomas de Toledo





Uma Revolução Brasileira só ocorrerá com a união dos que já estavam acordados com os que acordaram agora.

Quem estava dormindo, detestava política e amava futebol. Agora detesta futebol e ama política. Sem jamais ter lido um livro sobre a história política, a formação social e economia do Brasil, passaram a elaborar receitas mágicas para o país. Nunca haviam ido a uma passeata e agora se acham no direito de dizer quem pode e quem não pode participar. Colocam uma máscara, que remete à história de um fanático católico inglês que com licensa poética foi transformado em um personagem revolucionário de quadrinhos, sem saberem do que se trata. Agora, passam o dia na internet copiando e colando a pauta política da Veja e da Rede Globo, achando que estão na Revolução Francesa, prontos a escolher os bodes expiatórios que serão guilhotinados. Mas quem são esses recém-acordados?

São jovens que estão aceitando ser anônimos e que por isto estão desperdiçando sua energia em pautas vãs e vagas como combate seletivo à corrupção, demonizando uns e negligenciando outros.

Por isto, sinto que neste momento, o papel daqueles que nunca dormiram é de orientar essa juventude e mostrar que nosso país ainda possui gigantescos abismos sociais. Que existe uma mídia conservadora e concentrada em poucas famílias e que age desde a ditadura como um verdadeiro partido das classes dominantes. E que nosso país ainda é submisso ao grande capital financeiro internacional, necessitando encontrar um caminho autêntico, soberano e democrático.

Este é portanto o desafio do momento para a Revolução Brasileira: unir a experiência e a clareza daqueles que já estavam acordados, com a energia e disposição daqueles que acordaram agora. Para isto é necessária uma aceitação mútua, quebrando paradigmas e preconceitos. Mas acima de tudo, compreendendo que a política é apenas um teatro de operações de algo que acontece discreta e descaradamente em uma sociedade capitalista: a luta de classes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato